quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Aulas. Algumas diferenças na atitude




O desenvolvimento da atividade escolar é mesmo formal: a disciplina é palavra de ordem. Consequentemente, o alunado é muito bem comportado, tanto nas aulas quanto nos corredores, biblioteca, bar...

A professora Margarida e a minha colega Vitória antes de começar a aula

Na aula de 7ºG com a professora Margarida


As alunas da Galiza que cá estamos assistimos a aulas de 7º, 9º e 12º ano (1º, 3º de ESO e 2ª de Bacharelato). As professoras, Madalena Jorge, Margarida de Amorim e Helena Agarez, são bem diferentes  quanto ao caráter e ao relacionamento com o alunado; porém, em qualquer uma das aulas que lecionam, o silêncio é apenas alterado pela voz da professora ou daquela pessoa que previamente tem levantado a mão. Ninguém fala por cima de outrém; percebe-se logo que é hábito adquirido já nos anos primeiros.

Cada aula  tem uma duração de 45 ou 90 minutos; por via de regra, unem-se dois períodos de 45 minutos -que fazem os tais 90- e completa-se o horário de cada matéria com  mais algum de 45, até atingir o tempo estabelecido para cada nível/disciplina. 


Sendo a maioria das sessões de 90 minutos, surpreende a capacidade de se manterem as pessoas tão calminhas. As vantagens para o decorrer da aula são óbvias; no entanto, no que diz respeito à atenção do alunado de menor idade, nem tudo corre assim tão bem: passados 15 ou vinte minutos do início da aula, logo começam a mexerem-se nas cadeiras, a brincarem por baixo das mesas e por aí fora. já no 12º, a distração acha alimento no telemóvel -proibido na escola- , ora  aproveitando a mala situada oportunamente sobre a mesa, ora por trás do livro...




Que bom poder voltar a me sentar na última fila e estar a observar!

Sem comentários:

Enviar um comentário