domingo, 29 de novembro de 2015

Cadeira Goçalo ou Cadeira Portuguesa

Pode passar despercebida, a se ocultar como mais um elemento integrador da paisagem urbana, mas a cadeira Goçalo é identidade das esplanadas em largos, praças, passeios lisboetas e portugueses.

Embora nas décadas de 30 e 40 do século passado, cadeiras similares tivessem sido vistas em Lisboa, o mestre serralheiro Goçalo Rodrigues dos Santos desenha, em 1953, o modelo definitivo da cadeira que passou a levar o seu nome. Só seria registado nos anos 90 pela firma Arcalo, principal fabricante. 

O prestígio alcançado na atualidade radica nos anos 90, com a preparação de Lisboa como Capital Europeia da Cultura e a construção do Centro Cultural de Belém cujas esplanadas ocupa. Ainda, na mesma época, a Câmara de Lisboa obriga os comerciantes da cidade, nomeadamente da Baixa, ao uso da cadeira portuguesa, mesmo com seleção de cores segundo as diferentes zonas.zonas. Hoje é um atrativo objeto vintage constantemente reinterpretado por desenhadores e exportado a outros países.


Na esplanada do Martinho da Arcada
Confesso que foi após a visita ao MUDE (Museu do Desing e da Moda) que reparei na presença por toda a parte da Cadeira Goçalo.



Sem comentários:

Enviar um comentário