sábado, 14 de novembro de 2015

Sumário




Para mim, enquanto  docente, é difícil objetivar o modo em que desenvolvo o meu trabalho nas aulas; nem sempre sou capaz de me distanciar o suficiente para me analisar. Imagino que não sou a única, o qual não me alivia. Contudo, acho que a atenção que dou -e se dá geralmente no nosso secundário- à forma, à organização de cada aula, nem sempre é a melhor.


Esta reflexão é aqui trazida por causa do sumário. Cá na Josefa de Óbidos, não há aula sem sumário; o alunado não considera acabada uma aula se não foi referido, chegando ao exagero. "Então, professora, e o sumário?  Logo no início da aula, o tal sumário é escrito/projetado no quadro; se por qualquer motivo não se tivesse feito, é no fim da aula que se escreve. Por vezes, é uma aluna ou  aluno que faz, sempre orientado/corrigido pelo professorado.

Ainda, todo o alunado, de qualquer ano, deve anotá-lo no seu caderno, incluída a data, claro. Se uma pessoa tem faltado às aulas, o primeiro que pede a um colega é o sumário: desta maneira, vai já saber o essencial da aula e pode verificar no livro de texto.

Talvez sem levarmos o assunto assim à risca, não acho desafortunado darmos atenção a este pormenor, nomeadamente nos níveis de ESO; evitaríamos alguns mal-entendidos e equívocos no alunado.



Sem comentários:

Enviar um comentário