sábado, 14 de novembro de 2015

A grafitar

Dias atrás comentei qualquer coisa da arte urbana.

Desde há por volta de cinco anos, Lisboa está a ser transformada por "writters", quer legais, quer não autorizados. Em 2010, nas Escadinhas do Lavra, apareceram os primeiros grafitti; a vizinhança estranhou e chamou a polícia. Hoje ninguém quer que pintem por cima dos originais.
Para quem quiser conhecer bem, existe um roteiro turístico, o Lisbon Street Art Tour, com site no Facebook, criado e gerido por Ivan Roca.

Uma das áreas grafitadas com mais visitantes é em Alcântara onde se pode ver o mural "40 anos das independências". Para tal obra, um dos selecionados foi o angolano Nomen, criado em Carcavelos, lugar lendário da arte urbana em Portugal. 









Na área da Lx Factory, de que falaremos, há obras mesmo boas:


Deixo-vos com o Fernando Pessoa a escrever:



Sumário




Para mim, enquanto  docente, é difícil objetivar o modo em que desenvolvo o meu trabalho nas aulas; nem sempre sou capaz de me distanciar o suficiente para me analisar. Imagino que não sou a única, o qual não me alivia. Contudo, acho que a atenção que dou -e se dá geralmente no nosso secundário- à forma, à organização de cada aula, nem sempre é a melhor.


Esta reflexão é aqui trazida por causa do sumário. Cá na Josefa de Óbidos, não há aula sem sumário; o alunado não considera acabada uma aula se não foi referido, chegando ao exagero. "Então, professora, e o sumário?  Logo no início da aula, o tal sumário é escrito/projetado no quadro; se por qualquer motivo não se tivesse feito, é no fim da aula que se escreve. Por vezes, é uma aluna ou  aluno que faz, sempre orientado/corrigido pelo professorado.

Ainda, todo o alunado, de qualquer ano, deve anotá-lo no seu caderno, incluída a data, claro. Se uma pessoa tem faltado às aulas, o primeiro que pede a um colega é o sumário: desta maneira, vai já saber o essencial da aula e pode verificar no livro de texto.

Talvez sem levarmos o assunto assim à risca, não acho desafortunado darmos atenção a este pormenor, nomeadamente nos níveis de ESO; evitaríamos alguns mal-entendidos e equívocos no alunado.