segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Lx Type: fonte oficial de Lisboa


Não há muito tempo que soube da existência desta fonte, que é a oficial de Lisboa.


Para além da luz, os elétricos são  um elemento da paisagem alfacinha e já um ícone. E nestes dias do verão do marmelo, nos céus lisboetas os cabos que os alimentam tecem redes que, por momentos, entram em competência com as riscas dos aviões, a toda a hora sobrevoando a cidade.



Aqui, podem saber mais deste tipo de letra: mesmo é possível descarregarem a fonte, conhecerem histórias que dizem respeito dela, etc. Foi de aí que tirei a imagem de fundo deste blogue.



Céus e elétricos on PhotoPeach

Notícia da escola em "Labores del Hogar"!

Quem me ia dizer que a revista "Labores del Hogar" far-se-ia eco da escola Josefa de Óbidos!


Este estabelecimento de ensino foi inaugurado em 1952 e, a esta data, era uma escola feminina entre cujas disciplinas  achamos Bordados, Modistas e Tecelagem, para além de cursos de especialização: Bordadora Rendeira e Artes e Tecidos.

Imagem de capa do museu da escola

Após o 25 de abril de 1974, a velha Escola Industrial e Comercial passou a ser a Escola Secundária Josefa de Óbidos e a ministrar os atuais estudos: 3º ciclo de Ensino Básico e Secundário.

Em 2002, na sequência da comemoração do cinquentenário da escola, criou-se um museu com obras de pintura, desenho, cerámica, bordados, tapeçaria, mobiliários que se produziram na escola desde a fundação. Infelizmente, o museu encerrou em 2007 por necessidades de espaço. Alguma das obras é exibida no hall e em outras dependências; outras desapareceram. Ainda bem que o museu virtual guarda boa parte do património.